Buscando não se sabe bem o quê.
quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
O Jogo da Depressão, Mas Cuidado com o Suicídio
Por que tanta fossa? Essa dor de cotovelo inverossímil. Por que alimentar o ressentimento dos fatos obscuros da vida? Cada um administra sua vida como pode ou como quer. Cada um é cada um. E o problema é de cada um. Mas pode se estender aos outros. Nem sempre ocorre, mas ocorre. Mas tem gente que faz força em não se ajudar. São pessoas que caem no buraco e não fazem a mínima questão de sair dele. Não se ajudam, não se acompanham, não se analisam. E existem pessoas que fazem sucesso na vida, têm nome, identidade, dinheiro e fama e mesmo assim ingressam nos corredores intermináveis da fossa e se atiram numa banheira para tentar o suicídio.
O Albert, o Camus, no mito de sísifo, chegou a conclusão de que "Só existe um problema filosófico realmente sério: é o suicídio. Julgar se a vida vale ou não a pena ser vivida é responder à questão fundamental da filosofia. O resto, se o mundo tem três dimensões, se o espírito tem nove ou doze categorias, aparece em seguida. São jogos. É preciso, antes de tudo, responder. E se é verdade, como pretende Nietzsche, que um filósofo, para ser confiável, deve pregar com o exemplo, percebe-se a importância dessa resposta, já que ela vai preceder o gesto definitivo. Estão aí as evidências que são sensíveis para o coração, mas que é preciso aprofundar para torná-las claras à inteligência."
Não sei se julgar se a vida vale ou não vale ser vivida é a questão fundamental da filosofia. Juro que não raciocinei sobre essa assertiva. Mas não posso deixar de reconhecer que tudo isso é mesmo um jogo. Na verdade, comecei este post pensando na Maysa, a cantora, cuja série está passando na Globo. Ela tinha tudo para ter um vida feliz, mas se afundou no buraco da fossa. E sua canção é pura dor de cotovelo. E ela fez sucesso exatamente por cantar canções amargas de acordo com o gosto de um época para lá de carola. O jogo da Maysa é a depressão. Era época do existencialismo, da nouvelle vague, das mulheres de cabelos curtos e calças cumpridas. Tempo de transformação de idéias e costumes que gerou o nosso tempo. Faz parte. Mas o jogo da Maysa não chegou ao final. Foi interrompido no meio da ponte Rio-Niteroi quando uma brasília azul espatifou na marquise. Estava resolvido ali aquele problema filosófico. Engraçado, o Camus também morreu em acidente automobilístico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário